Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos.png

Temos 88 visitantes e Nenhum membro online

AntecipaGov 1No dia 04/05/23, no Auditório da Inovateca (localizado no Parque Tecnológico da Ilha da Cidade Universitária), foi realizado o primeiro módulo do treinamento em Análise de Riscos de Projetos Estratégicos. Tal treinamento está voltado aos Riscos de Projetos Estratégicos referentes aos Objetivos Estratégicos do PDI UFRJ 2020/2024, tendo sido ministrado pelo Núcleo de Gestão de Riscos -  temporariamente absorvido pela Superintendência Geral de Governança (SGGov/PR6). Fazem parte do Núcleo de Gestão de Riscos, além da professora Claudia Cruz (Superintendente-Geral de Governança) e da servidora Rosi Chiavo (Diretora da Divisão de Governança), os servidores Gabriela Uribe, Leonardo Dourado, Andreia Oliveira e Tatiana Lima, tendo contribuido para a criação do material do curso.

A demanda do treinamento foi solicitada pela Superintendente de Planejamento Institucional/SPI/PR3 e também coordenadora da comissão do PDI, Profª Fátima Bruno.

O treinamento pôde contar com a introdução motivacional sobre Projetos Estratégicos, proferida pelo assessor da PR3, Olavo Diogo. Já os assuntos conduzidos pelo Núcleo de Gestão de Riscos abrangeram os seguintes tópicos:

• Normativos relacionados à Gestão de Riscos, conduzido pela servidora Rosi Chiavo;
  • Governança, Instâncias de Supervisão e Modelo das 3 linhas, conduzido pela professora Claudia Cruz;
  • Operacionalizando a Gestão de Riscos na UFRJ, conduzida pelo professor Lucas Maragno.

O evento foi voltado aos representantes titulares e suplentes da comissão do PDI das áreas que tenham projetos estratégicos vinculados aos objetivos estratégicos e foi dividido em dois módulos. O primeiro módulo, com conteúdo mais teórico e aplicado hoje, trouxe um panorama geral dos normativos sobre Sistema de Governança e Sistema de Gestão de Riscos, detalhou a Política de Gestão de Riscos da UFRJ e abordou as metodologias de gestão de riscos (COSO-IC e COSO-ERM, ABNT ISO 31000:2018 e CGU), além de explicar a operacionalização destas metodologias no cotidiano dos processos e projetos estratégicos da UFRJ. Já o segundo módulo, a ser aplicado no dia 20/06/23, focará em exemplos práticos e estudos de caso.

Ainda estiveram presentes como convidados os representantes do Grupo de Trabalho em Gestão de Riscos da UFRJ, assim como servidores da PR6.

O curso também contou com transmissão ao vivo através do site da Inovateca, aberto a toda a comunidade de servidores TAE, docentes e alunos da UFRJ.

IMG 20230504 WA0042

Imagem: Superintendente Geral de Governança, professora Claudia Cruz, em treinamento do Núcleo de Gestão de Riscos.

IMG 20230504 WA0017

Imagem: Coordenador do GT de Gestão de Riscos e representante da UGI, professor Lucas Maragno, explica frameworks de Gestão de Riscos.

IMG 20230504 WA0029

Imagem: Transmissão online no site da Inovateca do curso Análise de Riscos de Projetos Estratégicos - Modulo 1.

IMG 20230504 WA0038

Imagem: Da esquerda para direita, professor Lucas Maragno, Professora Claudia Cruz e servidores Rosi Chiavo, Gabriela Uribe e Leonardo Dourado.

Crédito das Fotos: Leonardo Dourado, membro da equipe da SGGov

Publicado em: 04/05/2023

Atualizado em: 15/06/2023

Banner e MEC

Sei                        acesso                     ouvidoria                      portal da transparencia

Rua Aloísio Teixeira, 278 - Prédio 5 - Parque Tecnológico - Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - CEP 21941-850 - Telefone: (21) 3938-0618

IMPORTANTE: O uso, a divulgação ou a reprodução não autorizados do nome, imagem ou logomarca da UFRJ estão sujeitos à adoção de medidas administrativas e/ou judiciais cabíveis. Toda a Comunidade UFRJ deve proteger e evitar a ocorrência de eventuais irregularidades. Em caso de dúvidas, orientações ou denúncia de utilização indevida, entre em contato com a Ouvidoria-Geral da UFRJ acessando a página eletrônica da Ouvidoria da UFRJ ou pelos telefones (21) 3938-1619/1620, das 9h às 17h.

UFRJ PR6 - Pró-Reitoria de Gestão e Governança